sexta-feira, 28 de março de 2014

AURORA - UM ROTEIRO DECENTE. ( 01)

FOTO:IGREJA ERIGIDA POR BENEDITO JOSÉ DOS SANTOS

SINO COM BRASÃO DOAÇÃO A CAPELA DE  SÃO BENETIDO.
AURORA-UM ROTEIRO DECENTE.(01)

“Pelos meados de 1872,recebeu a cidade do Crato os primeiros missionários lazaristas vindos da Capital do Estado por ordem do Exmo. Sr. D.Luiz Antonio dos Santos, primeiro Bispo do Ceará.

Ao aportarem as nossas plagas, os dois sacerdotes Padre Guilherme e padre Antonio, ambos da Congregação dos operosos filhos de São Vicente de Paulo, foram bem acolhidos pelo povo,e, sem perda de tempo,começaram a pregar a palavra de Deus”

Segundo o Redator, data desta época a nomeação de Benedito José do Santos como representante da Ordem Santa Cruz-Penitentes- Santa Igreja de Roma- Forania do cariri cearense- Titulalo: Decurião Mestre de Ordem, Ordem Santa Cruz, na pequena vila da Fazenda logradouro na Terra do Menino Deus.

Dada a capilaridade da Ordem Santa Cruz no Brasil, a oralidade perdida, chegou aos ouvidos dos irmãos da Capital do Brasil- Rio de Janeiro- Rj, assim, com a coesão forte, determinada, betumada no fluido dos ensinamentos da Ordem e no respeito pleno a regra Bulada e na passagem da palavra de forma costumeira,sem nenhum registro para o século, fica o Mestre Benedito desprovido de um ponto de Alertai para  centenas de Jovens aurorense que de fato e de direito doaram seu sangue  para imprimir a marca da Ordem Santa Cruz na Primeira vila do Cariri cearense com sede própria da Capela de São Benedito a margem esquerda do Rio Salgado,sede da liturgia, do Miseré,  da autoflagelação, do  rosário cantado,  da ladainha em latim, do altar ambulante ( central) e do circulo d água. 

Com os paramentos vindos do Rio de Janeiro,bem como O Sino com o Brasão, O Busto do Senhor, a imagem de Nossa senhora dos remédios, a linda imagem de São Vicente de Paulo,Os Quadros Pintado a óleo   do Imperador, da imperatriz e  com o montante de  esmolas, vindo dos irmãos da fé da terra de São Sebastião, houve uma aliança  forte entre os irmãos da fé destes dois pedacinhos de Chão-Terra do Menino Deus e Terra de São Sebastião. 

Como grandeza temporal esta aliança gerou o Primeiro Templo Religioso da pequena vila da fazenda logradouro- Igreja de São Benedito à margem esquerda do Rio Salgado no curso  natural do nascedouro na  vila Real do Crato na chapada do Araripe.

A Intromissão da linguagem laica, no nosso campo de encontro forânico- nominado-Auto de Canudos- no Sitio Carro quebrado, onde cada altar representa o local individual de Cada Decurião Mestre, presente na oralidade perdida, dá possibilidade para o surgimento da fantasiosa estória do Famoso Cemitério da Bailarina no Sítio Carro Quebrado,Aurora (CE);o que não causa nenhum prejuízo para nós integrantes da Ordem Santa Cruz, embora fique um vazio para a linguagem laica, pois como explicar de forma decente a quebra da panelinha da ordem,que por questões internas entre Massilon Leite, Lampião e Isaias Aruda, com a malfada invasão, não tira para a  história da Ordem, o brilho, pois, a inclusão da Ordem se trata em um obcecado desejo do apaixonado Massilon Leite por uma aurorense que residia em Mossoró,claro que os familiares do noivo da nubente,mobilizara toda  cidade para afastar os bandoleiros do cariri. 

Os que tiveram sucesso pleno, o que foi bom para todos nós,  mas perdemos, por causa disto  a maior Relíquia da Ordem Santa Cruz  no Município de Aurora, e o pior ficamos sem a prova real, o Selo de reconhecimento nosso foi totalmente esfarelado,virou pó ,cinza e nada.-Que símbolo  é este ? A panelinha  do encontro forânico.Quem se habilita em procurar ? Nós da Ordem não destruímos provas nem escrevemos roteiros, salvo quando o tempo precisa de nós.

Luiz Domingos de Luna
Redator.
Aurora- CE;28 de março,2014.