quinta-feira, 25 de abril de 2013

ORORA.



Luiz Domingos de Luna*
Dá um grande prazer para os produtores de conhecimentos conhecerem a terminologia, as palavras, o significado, a origem, enfim o histórico, principalmente, em  se tratando de uma localidade, no tema em pauta a querida cidade de Aurora no Estado do Ceará.

A nossa estória esta permeada de uma confusão entre o termo Aurora e Orora, claro que o segundo é uma anomalia do primeiro, talvez a falta de conhecimento da grafia correta – Aurora. É assim que pensa qualquer pesquisador, estudioso, filólogo, e historiador sério, comprometido com a veracidade dos fatos. 

A quebra de Aurora para Orora somente existe na linguagem falada, sendo característico de uma linguagem coloquial tipicamente local – Logo o termo Orora não existe na linguagem formal. O estudante que escrever  o nome Orora no lugar de Aurora está causando  um grande prejuízo para a ortografia  das palavras.

Porém, a luz da vertente da cultura linguística da terra do Sol nascente, pode-se chegar à seguinte conclusão: A disformia  do termo não  causa somente  um prejuízo a linguagem  formal, mas atende a um chamado coletivo. 

Quando a aptidão de desenvolvimento, de crescimento afirmativo, faz aflorar no pensar dos aurorenses, o nome Orora some no quadro sociológico aurorense, outrossim quando o aurorense pressente, ou imagina um futuro não muito promissor, ou mesmo um retrocesso abstracional no inconsciente  coletivo, como num processo mágico o  nome Orora ressurge com força como  um monstro adormecido em busca de   seu alimento preferido  o atraso,  o ostracismo, a morosidade, o crescimento negativo, a tristeza social, a falta de perspectivas, o nada em busca do vazio, a certeza de um pessimismo que  contagia a todos indistintamente.

Assim, Praza Deus, nós aurorenses cuidemos sempre para não deixar nunca mais, nem mesmo como uma farsa, surgir em nosso meio social o Nome Orora, pois este nome representa tudo de ruim que suja a história nobre da cidade de Aurora no Estado do Ceará.

(*) Professor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra - Aurora - Ceará. Email: falcaodouradoarte@hotmail.com