domingo, 15 de dezembro de 2013

PE. VICENTE LUIZ DOS SANTOS.

FOTO:PADRE VICENTE LUIZ DOS SANTOS E LUIZ DOMINGOS DE LUNA.
FILIAÇÃO: Luiz Cardoso dos Santos e Raimunda Maria de Jesus.
NACIONALIDADE: Brasileiro
NATURALIDADE: Cearense.
NASCIMENTO: 21/12/41
LOCALIDADE: Sitio Queimadas – Iara – Ceará.
PROFISSÃO: Sacerdote da Igreja Romana.

Sertanejo da gema que sou, na localidade onde nasci, também me criei. E como qualquer garoto de nossa época, a gente já freqüentava uma escolinha e, na proporção que os anos iam  passando e a gente passando com eles, já era tempo de dar” uma  mãozinha” aos meus pais e meus irmãos, no roçado, para o sustento  da família. E, em eu dizendo assim, fica bem evidente que” até cobra para os pés eu puxei” usando a linguagem do sertão.

Em fevereiro de 1954, ingressei no Seminário da Ordem dos Frades Franciscanos, com residência em Triunfo – PE. Ali morei três anos, onde cursei o primário.

Por programação da Referida instituição, os concludentes fomos transferidos para o Seminário de Ipuarama  em Lagoa Seca –PB, distante 8 Km da grande Campina Grande – PB.

Lá morei sete anos, espaço em que cursei o ginásio e científico. – Concluída esta etapa, novamente uma transferência. Desta feita, para a cidade de Sirinharém – PE. – Casa destinada para o noviciado. Um ano de Preparação a que se sujeitam as pessoas que entram numa Ordem Religiosa.

Com oito meses de noviciado afastei-me do Convento e passei um estágio, que teve duração de dois anos. Vale evidenciar que durante este período, nenhum compromisso eu tinha com a referida instituição e vice- versa.
Só que depois do meu afastamento do convento, estágio que chamo, a da maior valia considero, regressei ao Claustro, ou seja, à vida religiosa, junto aos Frades  Franciscanos Capuchinhos na cidade Gauramiranga-CE, onde fiz  noviciado e cursei Filosofia.

E para fechar o quadro da minha caminhada de estudos, em vista do Sacerdócio, com o curso de Teologia, isto aconteceu em São Salvador da Bahia em 1973.

Fui ordenado sacerdote da paróquia dos Frades Capuchinhos do Ceará e Piauí, as 16 de janeiro de 1974 em Iara – CE.
E a partir daí, começou a MISSÃO: E a missão começou na terra do PE. Cícero Romão em Juazeiro do Norte- CE.

Nos anos 74/75 ........Diretor do Estudantado. Nos anos de 76/77/78......... Diretor do Santuário e Pároco.
Em 1979 fui transferido para Terezinha-PI, onde me demorei por pouco tempo a substituir o então pároco da cidade Campos Sales – CE. PE Newton Holanda Gurgel, chamado que foi a Roma, onde foi  sagrado Bispo.

De Campos Sales, fui transferido para Mauriti-CE, onde morei dez anos, aproximadamente.
De Mauriti fui transferido para Aurora – CE, assumindo a Paróquia de Senhor Menino Deus, exatamente, aos 12 de fevereiro 1989.
Há quase quatro anos aqui, digo com toda  franqueza e sinceridade: Aqui também eu me sinto inteiramente em casa.- Só não posso é dizer: Daqui não saio, daqui ninguém me tira”
Aurora – CE, 20 de Janeiro de 1993.

Referência Bibliográfica:
Uma Breve História de Aurora – Ceará, Jean Tavares, 1993.
GRÁFICA ROYAL LTDA. – Juazeiro do Norte – CE.

Transcrição:
Luiz Domingos de Luna professor da Escola de Ensino Fundamental e Médio  Monsenhor Vicente Bezerra – Aurora – Ceará. Email: falcaodouradoarte@hotmail.com