segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

PADRE FRANCISCO FRANÇA.

FOTO: PADRE FRANCISCO FRANÇA.
Redação: Terezinha Lira de França. 

O Padre Francisco França, nasceu no Sítio Cruzeiro, município de Aurora (CE), em 19 de novembro de 1912, e faleceu a 10 de junho de 1987, nesta cidade. Filho de José Amaro de França e Vicência Bezerra de França. 

Ainda Muito jovem, resolveu ingressar no Seminário Irmãos Maristas, no Estado do Pernambuco, indo em seguida, para São Paulo, mais precisamente para a cidade de Jundiaí. Ao chegar a Jundiaí, iniciou os estudos do Seminário Menor. Logo em seguida foi para São Paulo – Capital, fazer o Seminário Maior, mas devido a problemas de saúde, especificamente úlcera, teve que ir para Campos-RJ onde residia sua mãe. 

Após o tratamento, ficou algum tempo auxiliando a catequese na paróquia de São Gonçalo, em Campos - RJ. Sua ordenação ocorreu em São Paulo, no dia 08 de dezembro de 1942.

 Em seguida assumiu a paróquia de Vassouras- RJ. Em 1949, foi para Uberlândia – MG assumiu a paróquia local, onde permaneceu até 1960. Retornou neste mesmo ano para a cidade de Pacoti, no Estado do Ceará. Em 1961, deixou a Ordem Salvatoriana, e em 1962, rumou para a cidade de Itacaruçá-Rj. Em 1964, o padre França foi deslocado para a cidade de Aparecida do Sapucaí, no Estado do Rio de Janeiro; mas, em 1967 o Padre Francisco França viajou para a Europa, onde permaneceu por alguns meses. 

Em novembro de 1969, regressou a Aurora (CE); com a finalidade de trabalhar pelo povo tão sofrido desta terra. 

Em 1971, recebeu a paróquia Senhor Menino Deus de Aurora, permanecendo como vigário até o dia 01 de fevereiro de 1987. No período que esteve à frente dessa paróquia, Padre França. Dedicou-se de corpo e alma ao trabalho religioso e social. O Padre França foi diretor do Colégio Paroquial Menino Deus, desde 1972 até 1987, pelo qual empenhou-se com muito carinho e dedicação. 

Dentre os trabalhos desenvolvidos pelo PE. França em Aurora (CE) destacamos: Aquisição de uma fanfarra para o Colégio Paroquial, fundação da Banda de Música Menino Deus e a reforma da Igreja Matriz e a Casa Paroquial. O Padre Francisco França era homem possuidor de uma capacidade intelectual extraordinária, a cultura e o povo de Aurora, sem dúvida, sofreram um grande desfalque.

Referência Bibliográfica: 
Uma Breve História de Aurora – Ceará, Jean Tavares, 1993. GRAFICA ROYAL LTDA – Juazeiro do Norte – Ceará. 

Transcrição: 
Luiz Domingos de Luna professor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra – Aurora – Ceará. Email: falcaodouradoarte@hotmail.com.