FOTO: LUIZ DOMINGOS DE LUNA - AURORA (CE). |
Com
o advento da internet o conhecimento não é mais privilegio de alguns, pois está
permeado a todos os seres humanos.
Existe uma variante humana que está atrelada no inconsciente coletivo atrasando a expansão da epistemologia genética da humanidade para o bem.
Quando uma Escola, Centro Acadêmico, Faculdade e ou Universidade, exige do aluno um trabalho que está disponível na web é dever citar a fonte, o autor e o endereço eletrônico do material postado.
Cria-se um grande imbróglio quando a massa sedenta da web sai do eixo central da pesquisa, do material disponível para adentrar no conhecimento do autor, ou seja, para conhecer o autor pessoalmente, ter a biografia, escrever emails, fazer contato direto, isto é um atraso e tanto, pois se constrói uma grande confusão entre autor e obra.
Não creio a necessidade das instituições educacionais, ter os dados ou a biografia do escritor da Web com o contato direto via autor, pois o que importa para o mundo é a expansão do conhecimento.
Com relação aos meus humildes trabalhos postados na Web todos são de domínio Púbico, podem e devem ser usados por quaisquer instituição fomentadora do conhecimento sem a necessidade de minha autorização.
Quando posto um trabalho na internet ele passa a ser um patrimônio de todos, assim todos indistintamente podem refutar, corroborar, criticar, problematizar, questionar, polemizar....
A Visão conservadora, atrasada, retrógrada, alienante de conhecer o autor, tocar o autor, entrevistar o autor, é algo obsoleto e arcaico, pois a função da internet é difundir o conhecimento em expansão e não formar celebridades, ou vaidades de celebridades.
Assim se o texto é útil que seja usado e usado de forma intensiva sem precisar conhecer pessoalmente o autor ou ter quaisquer tipos de contatos com o mesmo.
Luiz Domingos de Luna. Professor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra – Aurora – Ceará. Email: falcaodouradoarte@hotmail.com