quarta-feira, 11 de março de 2009

Ética, pelo menos para as criancinhas

Já é chegada a hora de se implantar nos currículos escolares a disciplina de ÈTICA, principalmente para as crianças, pois a realidade apresentada é muito dura, quando o lamaçal da impunidade, da corrupção e da inépcia do Estado, vão se configurando na mente da criança {de que tudo isto é normal}. É a lei do mais forte, É a lei do Gérson; Isto, com certeza são agentes desmotivadores para que as crianças busquem o aprendizado cotidiano, a responsabilidade social e partam para a conquista de um mundo fácil, amorfo, é neste clone da realidade que nos é apresentada, que nasce a naturalização das idéias, ou seja, achar que tudo é normal; por exemplo, pensar que a política é uma alcatéia de lobos humanos, que buscam somente {o seu bem estar e o de sua família}. Achar que os políticos podem tudo, inclusive lesar o patrimônio público em beneficio próprio. Achar que neste país quem não rouba ou deixa roubar é um otário. Achar que as garotas devem ser presas no meio de marginais para serem estupradas. Achar que os políticos corruptos nunca serão punidos. Para evitar esta visão naturalizada das idéias, nada melhor do que a implantação de ÈTICA para as crianças, pois quem sabe? A realidade pode mudar, e quando mudar? Salvaremos deste quadro amedrontador pelo menos as criancinhas.
Por: Luiz Domingos de Luna
Postado por Barbalha em Foco às 23:05:00
Fonte:http://barbalhaemfoco.blogspot.com/2009/03/etica-pelo-menos-para-as-criancinhas.html

sábado, 7 de março de 2009

O Homem é o Lobo do Homem ? Não.

Enquanto nós, seres humanos, não tivermos a consciência plena de que a sociedade é, foi e sempre será um conglomerado humano heterogênico e que devemos respeitar toda existência humana, seja minoria ou maioria, compreender as opções individuais, orientações sexuais, as manifestações de opiniões, a liberdade de opções, enquanto não pararmos com o uso de adjetivos desqualificativos de escolha, grupos étnicos, religiosos e outros, nós jamais teremos uma mente aberta para o convívio pleno da paz social, da harmonia e do bem estar coletivo. O Tempo usado para depreciar a própria espécie humana, seja fenótipo ou ideológico deveria ser substituído, por um tempo útil, ou seja: por uma política universal do bem estar da humanidade, pois um choque de civilização, de cultura, de ideologia é um mal que vai prejudicar a todos, em um só tempo, em todo tempo, pois, é uma semente de fogo abrasador que coloca o homem contra o próprio homem e em nada colabora para o convívio dos seres humano na esfera maior - Planeta Terra.
Postado por Taciano Pinheiro às 19:42
Fonte:http://www.blogfariasbrito.com/2009/03/o-homem-e-o-lobo-do-homem-nao.html

quinta-feira, 5 de março de 2009

Cadê os Mecenas dos Blogs ?


A indústria Cultural Brasileira, alimentada pelo capitalismo selvagem e direcionador, está diariamente bombardeando a sociedade com uma massificação cultural alienante, no incentivo constante ao consumismo desenfreado, a uma cultura alheia a realidade do espaço tempo das manifestações artísticas e regionais, do talento, da arte, da literatura, da música, e da relação histórico raízes, por um modelo que prioriza um modismo falso e enganoso na sede insaciável pelo lucro fácil, tendo como ferramenta basilar uma mídia cordata que projeta no universo social o lixo, do vazio navegando eternamente nas ondas do nada. Praza Deus que a Internet, à luz da civilidade possa direcionar e resgatar estas riquezas regionais do cariri cearense, do patrimônio imaterial de nossa gente, bem como o fomento por parte de blogs qualidade primorosa, inclusive, porém sem patrocinadores, sem financiadores ou mesmo anunciantes, este manancial da epistemologia genética regional no repasse para o mundo on-line, passando para os olhos das futuras gerações o legado das preciosidades destiladas ao longo da história do homem, numa tentativa de regatar a identidade cultural do caririense para buscar compreensão da nossa presença e da nossa atuação no espaço social. Creio que desta forma estaremos contribuindo para a formação de uma juventude consciente, responsável, globalizada nos conhecimentos, na visão de mundo, na liberdade de expressão, na compreensão da heterogenia social. Este fluir do conhecimento no incentivo às manifestações regionais com certeza, é o antídoto para a idiotização da juventude, quando da aplicação do veneno destruidor da luz da vida no convívio social é a cultura massificada do nada para chegar a lugar algum.
Por Luiz Domingos de Luna
Postado por Tarso Araújo às 18:01
Fonte:http://caririag.blogspot.com/2009/03/cade-os-mecenas-dos-blogs.html

segunda-feira, 2 de março de 2009

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA: Fonte de Nascimento da Civilização Aurorense

A Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra é um presente da agência da estação ferroviária de Aurora, com inauguração no dia 07 de setembro, 1920, ficou Aurora, durante vários anos sendo o centro do cariri a ligar a capital Alencarina, assim, os iluministas da época, no entusiasmo do Dr. Guedes Martins e no levante de Monsenhor Vicente Bezerra e no também humanista Romão de Sá Barreto Sabiá, a mestrialidade de muitos outros {...}. Dando um ponto para a parada do cangaceirismo, coronelismo e vandalismo do tempo passado, colocaram de pé a idéia do primeiro educandário de Aurora {(visto a) (pulverização das Escolas Reunidas serem englobada ao Monsenhor} com unicidade física, {alvenaria coesa espacial} educacional e intelectual à terra do menino Deus, é neste ponto iniciático que nasceu a Escola Monsenhor Vicente Bezerra há mais de 81 anos humanizando o povo de Aurora, Graças dou ao Secretário de Cultura, turismo e desporto, por abrir para as novas gerações o prumo da história humanizadora de Aurora, que nasceu na estação ferroviária, centro de encontro de uma nova classe social que nascia, ainda que de forma embrionária, a burguesia iluminista a lutar contra o reacionarismo obscuro de uma aristocracia que mandava e desmandava ao poder da bala, do fuzil e do terror.
Como bem frisou o escritor Aurorense Serra Azul "a sua história é trágica e tremenda", porém, a cordialidade dos que aqui chegaram os dos que passaram um hálito oxigenado de civilidade com a consolidação do primeiro educandário Monsenhor Vicente Bezerra no querido bairro do Araçá, uma nova luz acende no farol de desenvolvimento educacional, comercial e intelectual de Aurora. Agora, também, com a mesma maestria dos pioneiros a bailar nas linhas turvas de nossa história, o abalizado Prof.José Cícero da Silva, que a frente da Secretaria de Cultura Esporte e Turismo a voltar o charme provinciano de um povo simples e alvissareiro - O Povo de Aurora, a lembrar no DNA cultural de Aurora a folhear as páginas nobres de uma nova história que começa com uma biblioteca, que, com certeza é uma nova luz para as novas gerações.
Por Luiz Domingos de LunaAurora - CE.
Fonte:http://blogdaaurorajc.blogspot.com/2009/02/estacao-ferroviaria-fonte-de-nascimento.html