quarta-feira, 22 de maio de 2013

FRANCISCO ALVES DE FIGUEREDO – O MESTRE DA EDUCAÇÃO EM INGAZEIRAS.

FCO. ALVES DE FIGUEREDO - DIRETOR DA E.E.F.M PADRE CÍCERO - INGAZEIRAS-CE.



Na Famosa Ingazeiras, cantada e decantada em verso e prosa, celeiro dos grandes artistas na região do cariri cearense, ganhou o seu mestre da educação na atualidade, quando no dia 17 de janeiro 1963, nasceu Sitio água Branca no vizinho Município de Barro, Ceará- Francisco Alves de Figueredo, que foi alfabetizado pela já conhecida, na região da Terra de Aldemir Martis – Professora Ana Bibiano que, além de fazer a alfabetização completa do futuro mestre, deu também a luz para a formação integral do homem em sociedade.

O Futuro mestre da educação em ingazeiras Ceará, fez o seu Ensino Fundamental na Escola de Ensino Fundamental e Médio – Padre Cícero na Linda Ingazeiras, terra de Meu Querido Neto Emanuel Davi Ribeiro Domingos.

O Ensino Fundamental Maior foi realizado na Cidade de Juazeiro do Norte, terra do patriarca da Ordem Santa Cruz – Padre Cícero Romão Batista, no já conhecido educandário da Rede Pública no Cariri Cearense. E.E.F.M – Moreira de Souza, recebendo o seu canudo do curso do Ensino Médio no, não menos prestigioso educandário da Cidade de Crato – Cidade princesa do Cariri na E. E.F.M Wilson Gonçalves – Juazeiro e Crato se uniram para dar o curso médio ao mestre da Educação em Ingazeiras (CE).

Ao receber o chamado do querido Estado da Paraíba, foi lá, fazer a sua primeira graduação na Escola Agronômica do Nordeste – ESAN – Centro de Ciências Agrárias – Campus III – Areia PB, campus ligado a Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

Retornou a linda Região da Chapada do Araripe, onde, pela já renomada, Universidade Regional do Cariri – URCA fez a sua segunda graduação no curso de Biologia.

Fez suas duas pós - graduações, sendo a primeira em gestão Escolar pela Universidade de Santa Catarina e a segunda também no curso já citado Pela universidade Federal de Juiz de Fora no Estado de Minas Gerais.

1997 – 2001 foi professor de Matemática na E.E.F.M – Padre Cícero – Ingazeiras (CE)

2002 – 2013 - Diretor Geral da Escola de Ensino Fundamental e Médio Padre Cícero em Ingazeiras no Estado do Ceará.

Luiz Domingos de Luna – Redator - Professor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra – Aurora –Ceará.


segunda-feira, 20 de maio de 2013

ISNARD ALVES GONÇALVES – UM EDUCADOR COM VISÃO DE FUTURO.

Isnard Alves Gonçalves - Diretor da EEP. Leopoldina Gonçalves Quezado


Na Terra da garoa, mais precisamente na cidade de São Caetano do Sul no Estado de São Paulo no dia 16 de novembro, 1975, na cerração de um nevoeiro, no pólo industrial que não dorme, na vida agitada da maior metrópole do Brasil, o choro do contato com o ar resfriado pela primeira vez inalou, num prenuncio de que alguma estrela de luz se formava no nascimento de uma nova galáxia no horizonte educacional da cidade de Aurora no Estado do Ceará –Isnard Alves Gonçalves- Cumprida a sua missão na terra que nomina o maior difusor do Cristianismo nos umbrais do espaço tempo, retornou a Cidade que simboliza o nascer do Sol.

Adentrou nos bancos da Escola pertencente à Paróquia do Sr Menino Deus onde concluiu o curso do Ensino Fundamental na cidade portal do cariri – Aurora.

Migrou para a Veneza Brasileira onde no Colégio e Curso Independência fez o ensino médio com determinação coragem e ousadia na cidade de Recife.

Na Universidade Federal do Pernambuco, foi, após muito luta, estudo e garra contemplado com o diploma de licenciatura Plena em Filosofia.

Retornou a Linda Chapada do Araripe, e, na Universidade Regional do Cariri – URCA, fez sua primeira Pós - Graduação em Literatura Brasileira, e na sequencia Gestão administrativa  na Educação pela Universidade Aberta do Brasil- UAB.

Foi titulado Mestre pela Universidade Americana Assunção – Paraguai.

EXPERIENCIA PROFISSIONAL:

2000 – 2004 – Professor Temporário de História, Filosofia e Sociologia na Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra.

2003 – Aprovação em Seleção Pública para Professor Substituto da Universidade Regional do Cariri – URCA, na Disciplina de Filosofia.

2003 – Aprovação em Concurso Público para Professor da Rede Estadual de Ensino no Estado do Ceará.

2004 – 2007 – Professor Efetivo de Filosofia e Sociologia na E. E. F. M. Vivina Monteiro na cidade de Icó no Estado do Ceará.

2008 -2012 – Professor Efetivo de Filosofia e Sociologia na E. E.F.M  Tabelião José Pinto Quezado na cidade de Aurora – Ceará.

2006 – 2012 – Professor de Introdução a Filosofia, Sociologia Aplicada e 
Ciência Política da Faculdade Vale do Salgado na cidade de Icó (CE).

2007 –Professor de Introdução a Filosofia e Ética Aplicada na Faculdade de Milagres- FAMICE  na cidade de Milagres,Ceará.

2010 – Aprovação em Seleção Pública para Diretor de Escola de Educação Profissional no Estado do Ceará.

2012 – 2013 - Gestor da EEEP Leopoldina Gonçalves Quezado na cidade de Aurora Ceará.

ATUAÇÃO POLÍTICA:

Presidente do Partido dos Trabalhadores – PT, na cidade de Aurora – Ceará.


domingo, 19 de maio de 2013

VICENTE LUNA DE ALENCAR – UM APÓSTOLO DA EDUCAÇÃO.

Prof. Vicente de Luna Alencar


Na orla do tempo, a esperar as profecias dos desígnios insondáveis da existência do Homo sapiens, na bola ainda azulada – Planeta Terra, um raio de luz a brilhar no dia 03 de novembro, 1961, no simbolismo do veneno da serpente caracterizando a sabedoria na paisagem da história da floresta humana, veio a lume no Sitio Cobra no município de Aurora no Estado do Ceará – Vicente Luna de Alencar.

Alfabetizado, na terceira colônia de assentamento das Famílias: Luna Marinho Falcão, mais precisamente no Sitio Salgadinho de Aurora, pela professora Joanice Marinho de Luna, quando contava com a idade de 08 anos.

Cursou o ensino fundamental na escola erigida pelo saudoso vigário de Aurora, padre Francisco de Luna Tavares, inauguração no dia 01 de março, 1960- Colégio Paroquial Sr. Menino Deus vinculado a Diocese de Crato (CE), concluindo o curso, portanto, no ano de 1980.

Concluiu o ensino médio – Técnico em contabilidade, na capital do Estado do Ceará na escola pública – Justiniano de Serpa em 1983.

Sua graduação no curso de Licenciatura Plena em História foi ministrada pela Universidade Federal da Paraíba, Centro de Formação de Professores, Campus V – Cajazeiras (PB), finalizada no ano de 1988 (graduação).

Sua primeira Pós- Graduação pela Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO no curso de Planejamento Educacional – conclusão 1997; as demais em Gestão Escolar pela Universidade de Santa Catarina, UDESC concluindo em 2006, em sequência, pelo Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa CINTEP no curso de Especialização em Educação, Desenvolvimento em Políticas Educativas, (concluído em 2011) credencial maior para o curso de Mestrado que está prestes a concluir pela Universidade LUSÓFONA em Portugal.

ATUAÇÃO EDUCACIONAL

Em 1984 começou a lecionar história no Colégio Paroquial Sr Menino Deus até o ano, 1988.

De 1988 a 1993 lecionou na Escola Monsenhor Vicente Bezerra, como também no mesmo período na Escola Tabelião José Pinto Quezado (ambas pertencentes à esfera pública estadual)

De 1993 a 1995 ocupou o cargo de Secretário Municipal de Educação e, no ano de 1995 a 1996, dirigiu o Departamento de Cultura do Município de Aurora.

Ingressou oficialmente na Rede Pública de Ensino do Estado do Ceará para o quadro de professes efetivos através de concurso publico realizado pela SEDUC (CE) no ano de 1997.

Em 1998 foi lotado na E.E.F.M. Antonio Leite Tavares no Distrito de Iara no Município  de Barro (CE).

Em 1999 ingressou na Rede Publica Municipal de Ensino na cidade de Aurora (CE); através de concurso público municipal com lotação na Escola de Ensino Infantil e Fundamental – Romão Sabiá, localizada no Bairro Araçá na cidade de Aurora, ressalte-se, igualmente, que neste mesmo ano foi convidado pela professora Maria Irenilde Barbosa Leite, diretora da Escola Monsenhor Vicente Bezerra para compor o quadro do núcleo Gestor do referido educandário na função de Coordenador Pedagógico, vez já ter sido aprovado em concurso publico Estadual para o fim proposto.

De: no início de 2004, (2004 a 2008), após aprovação em concurso púbico estadual- SEDUC (CE), com a ratificação plena da comunidade escolar assumiu o cargo de Diretor Geral da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra, localizado no bairro Araçá – Aurora – Ceará.

DE SUA GESTÃO

Reforma Material da Escola:
Reforma: Reconstrução da Sala da Direção
                Reconstrução da Sala da Secretaria
                Reconstrução do Pátio Interno da Escola
                Construção da Sala  do Laboratório de informática
                Construção da Sala do Laboratório de Ciências da          
               natureza.
               Consegui recursos para a construção da primeira Academia de Ginástica das escolas públicas de Aurora- Academia de Ginástica Sebastião Alves Pereira Filho – Dr. Bastim. Localizada no recinto interno da Escola.

NA AREA PEDAGÓGICA

Implantação do Curso Normal
Consolidação do Ensino Médio
Apoio integral aos projetos da Escola

AÇÃO CULTURAL

Vinculou oficialmente A Companhia de Teatro Amador Cultural – Luzes da Ribalta que sob a direção do professor Luiz Domingos de Luna, passou  este órgão, de difusão da Sétima arte  na região do cariri cearense, a pertencer a Escola de Ensino Fundamental e  Médio Monsenhor Vicente Bezerra, sendo que esta oficina  de difusão artística e cultural se encontra hoje sob a direção do professor Vicente de Luna Alencar e do professor Raimundo Leite Leal, com o patrocínio exclusivo da Mecenas da Sétima arte em Aurora – Maria Ediane de Lima.

Redator:

Luiz Domingos de Luna

Aurora-Ceará; 19 de maio, 2013.

Blog da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra, Araçá, rua Cel. José Leite s/n – Aurora- Ceará. CEP: 63.360.000 TEL (88) 3543.39.03 Email: monsenhorbezerra@yahoo.com.br

              


sexta-feira, 17 de maio de 2013

JAQUELINE AQUINO - UMA CONSTRUTORA DA EDUCAÇÃO –

Jaqueline Aquino - Diretora da E.E.F.M. Tabelião José Pinto Quezado.


Luiz Domingos de Luna*

Na querida região dos Inhamuns, mais precisamente na cidade de Tauá, nasceu no dia 18 de setembro 1966, Jaqueline Aquino, com alfabetização, ensino fundamental e médio no colégio Antonio Araripe pertencente à Ordem das filhas de Santa Tereza onde fez o seu curso pedagógico e técnico em contabilidade.

Em 1985, Jaqueline foi residir na cidade de Crato, onde cursou pedagogia na área de Administração Escolar pela Universidade Regional do Cariri – URCA, neste mesmo ano, iniciou a sua segunda graduação pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza – FGF no curso da área de linguagens e códigos.

Em 1990 ingressou no Colégio Paroquial Senhor Menino Deus na cidade de Aurora (CE) para lecionar a disciplina de Língua Portuguesa.

Em 1995, iniciou a sua primeira Pós – Graduação em planejamento escolar pela Universidade Salgado de Oliveira- UNIVERSO, concluída no ano de 1997; ainda no ano de 1995, passou a lecionar Língua portuguesa na Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra, Escola pertencente à Rede Pública Oficial do Estado do Ceará.

No ano 1996 ingressou na Escola de Ensino Fundamental e Médio Tabelião José Pinto Quezado para ministrar a disciplina de Língua portuguesa.

Em 1998, ingressou através de concurso público, realizado pela Rede Oficial Municipal de Ensino, na educação do Município de Aurora (CE); com lotação na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Romão Sabiá – Disciplina: Língua Portuguesa.

No ano de 2006, ingressou no quadro dos docentes efetivos da Rede Pública Oficial de Ensino do Estado do Ceará, através de Concurso Público – SEDUC (CE) – com lotação na Escola de Ensino Fundamental e Médio Tabelião José Pinto Quezado. Escola pertencente à Rede Publica Oficial do Ceará localizada na cidade de Aurora (CE).

Em 2009, prestou concurso público - SEDUC (CE), para a escolha dos Gestores dos Educandários das Escolas públicas do Estado do Ceará – sendo aprovada.
Assumiu o Cargo de Diretora Geral da Escola de Ensino Fundamental e Médio Tabelião José Pinto Quezado no dia 04 de Maio, 2009.

Dada a sua brilhante administração, seja na área pedagógica, seja nas inúmeras melhorias feitas tanto no tocante à parte material, educacional, cultural, intelectual e afins, A Escola figura hoje na galáxia de luz, com destaque entre as 50 melhores escolas públicas do Estado do Ceará.

(*) Professor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra - Aurora – Ceará.