segunda-feira, 29 de junho de 2009

A CRITICIDADE É SEMPRE NECESSÁRIA

A Criticidade é sempre necessária

Por Luiz Domingos de Luna

Toda informação é filtrada pela mente do autor, logo, um fato em si pode ter milhares de formas de apresentação, esta diversidade de formas é combustível de vital importância para a democracia, pois a liberdade de expressão é a liberdade de expressar inúmeros focos para uma única situação, assim, quanto maior for às possibilidades dos dados amostrais, maior será força democrática.

A heterogenia social é também intelectual, pois não existe sociedade totalmente homogenia, como também não deve existir um padrão de conhecimento intocável, inviolável, pois a civilidade sempre pronta para polir, para criar um novo ritmo de aprimoramento.

É assim que a humanidade ruma, sempre numa busca eterna, uma história permeada de erros a acertos, o grande desafio é diminuir a margem de erros e aumentar a de acertos, porém para a probabilidade aumentar em projeção afirmativa, se faz necessário também elastecer o foco do conhecimento, como também todas as facetas e variáveis possíveis, sem isso, o pulsar existencial pára a história emperra e a vida se dissolve na abstração do tempo.

Escrever é um ato social e como tal expõe a convicção do autor, porém, por mais dados e conhecimentos que se tenha sempre falta o focar pleno do contrário, assim, o potencial do que não foi exposto pode ter o poder maior do que o que já foi.

Nisto reside à força da criticidade, dar luz ao que foi esquecido, dar força ao que não foi pontuado.... (....) Enfim dar a liberdade ao que foi presilhado ou distorcido, ou, questionar o que é, ou era, uma obra pronta pelo autor.

Este constante desafio feito dentro de princípios éticos normativos, de responsabilidade e compromisso com o bem estar da sociedade é a fonte geradora de progresso, de crescimento social e luz para as futuras gerações.
www.livrodigitalartigosdeluizdomingos.blogspot.com

Postado por Tarso Araújo
FONTE:http://tarsoaraujo.blogspot.com/2009/06/criticidade-e-sempre-necessaria.html

sexta-feira, 26 de junho de 2009

RECURSO PÚBLICO NA LUPA DO CARIRI

Recurso Público na Lupa do Cariri - Por: Luiz Domingos de Luna

A Região do cariri vive um momento muito afirmativo de desenvolvimento, no entanto, o crescimento econômico na sua conjuntura geográfica poderia ter um ritmo bem mais acelerado e constante, o que não acontece. Por quê ? Ora, os canais de distribuição de recursos públicos da federação e do próprio estado são muito capilarizados, o que causa na sua trajetória pontos de obstrução por conta de detalhes técnicos necessários para o bom funcionamento do estado democrático de direito, porém com prejuízo no compasso do tempo as demandas sociais.

Assim, obas, ou serviços que deveriam ser repassadas a sociedade ficam presas no gargalo das instituições, muitas vezes passam meses aguardando um carimbo, uma quitação, uma assinatura.(....) Enfim, um detalhe, neste ínterim, é comum à população e mesmo parte da mídia partir para cobrança de forma exagerada, na maioria das vezes, usando uma linguagem de naturalização grosseira, não condizente com o processo desenvolvimentista global, assim, todo o conjunto emperra, e a sociedade com justa causa sempre a procurar um culpado pelo engessamento da concretude das ações públicas, na falta de atitude dos agentes públicos, é o que pensa ser a verdade; Ora, este raciociocínio simplista em nada contribui para o crescimento das cidades satélites do cariri cearense.

Os parlamentos mirins do cariri, via de regra, estão quase sempre esvaziados, plenários totalmente vazios, os edis parlamentares debatendo os problemas das cidades entre si. Por que o plenário em dia de sessão não está sempre lotado ?, Por que os sites de fontes geradoras, ou mesmo repassadores de recursos são pouco acessados pela população ? Por que a população não usa os meios democráticos de fiscalização do estado democrático de direito ?. Ora, mas alguém pode argumentar que a classe política esta desacreditada, sim, mas quem elege a classe política. Por que não se faz um estudo prévio e bem acentuado do testemunho de vida dos futuros gestores públicos ? E na sequência, a participação política de fato e de direito no lugar de ficar somente nesta cantilena de lançar pechas sociais na classe política que em nada contribui, para o desenvolvimento social, político, econômico, turístico (...) da linda região do cariri cearense
Por: Luiz Domingos de Luna
FONTE:http://barbalhaemfoco.blogspot.com/2009/06/recurso-publico-na-lupa-do-cariri-por.html

sábado, 20 de junho de 2009

AVANÇA CARIRI !

Avança Cariri!
Luiz Domingos de Luna

A região do Cariri cearense sempre foi um núcleo muito coeso, tendo inclusive, inúmeras manifestestações artísticas, culturais, religiosas (...) que permeiam no tabuleiro histórico pontos firmes de identidade, muitas vezes, beirando ao bairrismo: porém sempre dentro de uma linha afirmativa de desenvolvimento nuclealizado que irradia luz para todas as cidades que formam este espaço geográfico, já, devidamente revestido de uma cultura bem consolidada no espaço tempo.

A criação da região Metropolitana do Cariri é sem dúvidas um renascimento muito afirmativo para “no vislumbre de um mundo globalizado” a necessidade de canais legalizados, onde os recursos possam fluir naturalmente, no processo interativo de desenvolvimento global do cariri, porém aí, é, que de fato reside o perigo. Explico: O Bairrismo de forma afetada, forma uma ideologia, mais do que isto, uma bandeira, mais do que isto, uma doutrina , às vezes até uma xenofobia emocional direcionada, o pior é quando a xenofobia é direcionada a uma cidade, a política, a economia, a razão de ser do conjunto, o eixo, a sagração do trono do rei, o ponto máximo; O Poder concentrado e diluído em uma única cidade, porém, vejo que a região Metropolitana do Cariri é um ponto de difusão de desenvolvimento para todas as cidades satélites que formam a região do cariri cearense, ou seja, do seu núcleo são irradiadas todas as formas afirmativas de desenvolvimento para o bem comum de todo o conjunto caririense, pois, com certeza é o que pensa, presumo, todas as cidades satélites desta linda região no sul cearense. Porém, não poderia haver algo de mais danoso do que o pensamento mesquinho e egoísta de que é preciso fazer uma metrópole implodindo as demais cidades, com um raciocínio medíocre de que o cariri não comporta mais de uma metrópole, quem pensa assim, conspira contra o cariri, contra a globalização e, por fim, contra o pulsar de crescimento econômico na querida região do cariri cearense.
Por Luiz Domingos de Luna
FONTE: http://www.opovo.com.br/servlet/opovo?event=ctdi_resultadobuscajornal&data=null&year=2009&month=06&day=20&vnot_cod=886369&can_cod=36#

quarta-feira, 10 de junho de 2009

CIDADANIA A SERVIÇO DA ÉTICA

Cidadania a serviço da ética
Por Luiz Domingos de Luna*

Com a entrada da internet no cotidiano das pessoas as informações rolam rápido no processo interativo da comunicação, acontecimentos que eram de difícil acesso as camadas mais populares, hoje, com a popularização dos computadores conectados no mundo on line, as comunidades mais distantes dos grandes centros urbanos, já estão tendo acesso, o que, com certeza forma um farol de conhecimentos que pode servir de esteio para a plenitude do exercício da cidadania plena, ora, o que se vive no Brasil é uma situação vexatória, pois é comum encontrar pessoas com fórmulas mágicas para resolver a problemática da corrupção desenfreada que engessa todas as artérias vivas que pulsam no Brasil.

Tal prática, totalmente lesiva ao estado democrático de direito, é, somente em si mesma, um mal, um tumor maligno que dilacera e corrói todo o tecido social, inviabilizando assim, o convívio harmônico, tão necessário para o funcionamento das instituições que formam a base de sustentação da ordem social, política econômica {...}.) do país, este clima de inquietude e insegurança no processo eletivo é sempre um peso muito forte e um preço muito alto por uma projeção de insegurança que na verdade, de fato e de direito, nem deveria existir, pois, as normas de funcionalidade do Estado Democrático de Direito; já estão devidamente expressas, aprovadas, inclusive, já estão sendo aplicadas sem nenhum prejuízo para a ordem democrática, podemos dizer que, o processo eletivo no Brasil em nada fica a desejar com relação aos demais países em desenvolvimento ou mesmo desenvolvidos.

Creio que o problema nasce quando as “vivandeiras” de plantão, enfronhadas no poder, seja em democracia, seja em tirania,(....) ou qualquer outro regime, ou mesmo sistema político, entronizadas no poder como numa propriedade privada, tratam o poder público como a extensão de seus interesses mesquinhos e passam a viver como se o estado fosse seu feudo, um questão de segurança de seus bolsos, não interessando se o dinheiro público vem de caixa um, caixa dois, caixa (....) pois, o que interessa para as vivandeiras é eternização do pânico, as mais das vezes causadas por elas mesmas.

Quem são então as vivandeiras ? São os abutres que não se conformam com a lei, a legalidade, a norma, a ordem institucional e partem, geralmente, no final do mandato para um terceiro mandato, um quarto, um quinto(....) e se não existir possibilidade legal para o objetivo das vivandeiras o que fazer ? Ora, para as vivandeiras o estado está a serviço delas, em havendo impedimento, o que está errado (para elas) é a lei, é a normalidade jurídica, é a ordem constitucional e ai elas partem para mudar tudo, pois, para as vivandeiras o que vale é, tudo que atenda aos seus interesses individualistas, não interessando os meios, mas os fins propostos por elas mesmas. “Que se lixe a sociedade” é o que pensam as vivandeiras deste país.
___________
*Professor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra, em Aurora (CE)
FONTE:http://www.hermesdeluna.com.br/secundaria.php?cat=4&id=14855